Núcleo de Processamento de Alto Desempenho - NPAD

Habilitando a supercomputação como ferramenta de pesquisa na UFRN

O impacto do NPAD na pesquisa da UFRN

Nosso objetivo é aumentar em número e em nível a produção científica da UFRN, elevando o seu conceito como instituição de pesquisa de referência. Dada a importância da computação para as diversas áreas da ciência contemporânea, o aumento da capacidade e da disponibilidade de recursos é fundamental para esse objetivo. Além disso, a ação do NPAD permite a universalização do acesso à supercomputação e viabiliza o suporte científico necessário para tornar mais eficiente o uso desses recursos, possibilitando que o pesquisador se preocupe mais com pesquisa e menos com gerenciamento de recursos.

npad

Expansão da capacidade

Capacidade computacional é um fator crucial na habilitação de diversas pesquisas tanto para áreas de base quanto em pesquisas estratégicas e aplicadas. Não é por acaso que instituições de pesquisa renomadas mundialmente investem milhões em equipamentos de computação científica. Expandir a capacidade de supercomputação significa habilitar pesquisas avançadas que necessitam de poder computacional de larga escala para obtenção de resultados em tempo hábil.

Voltar ao topo

Disponibilidade

A gerência, administração e manutenção dos recursos computacionais não devem ser parte da rotina de pesquisadores. É objetivo do NPAD oferecer esses serviços aos grupos de pesquisa da UFRN com a finalidade de aumentar a disponibilidade desses recursos e liberar os pesquisadores dessa preocupação, evitando que esses recursos fiquem regulamente por algum período de tempo indisponíveis devido a falhas que necessitem da atenção do pesquisador para restaurá-las.

Voltar ao topo

Universalização

O aumento da capacidade e da disponibilidade de recursos de supercomputação promovidos pelo NPAD gera uma sobra computacional entre os momentos de pico de utilização. Com essa folga, o NPAD oferece acesso de menor prioridade a grupos iniciantes que ainda não aportaram recursos ao NPAD, habilitando, assim, que esses grupos desenvolvam pesquisas avançadas de maior impacto e, principalmente, em tempo hábil para publicação.

Voltar ao topo

Eficiência

A intermitência no uso de recursos computacionais causada por uma baixa taxa de utilização torna o uso desses recursos ineficiente. Essa ineficiência é agravada com a sobreposição de gastos de energia elétrica e pessoal qualificado se esses estruturas estiverem descentrealizdas em diversos grupos de pesquisa. Através do aumento da capacidade, da disponibilidade e da universalidade de recursos computacionais, o NPAD mantêm uma política de uso capaz de sustentar uma alta taxa de utilização e com isso sustentar o uso eficiente desses recursos.

Voltar ao topo

Treinamento e consultoria

O aumento da capacidade computacional e de sua disponibilidade já causa um grande efeito no tempo de resposta dos experimentos e simulações, aumentando inevitavelmente o nível e as chances de transformar os resultados em produção científica. O NPAD visa tornar esse efeito ainda maior com o oferecimento de treinamento e consultoria aos pesquisadores.

Voltar ao topo


Núcleo de Processamento de Alto Desempenho
Instituto Metrópole Digital / UFRN
Av. Salgado Filho, 3000
Natal, RN 59078-970